terça-feira, 5 de junho de 2012

Tributo à Legião Urbana


Evitei escrever sobre esse assunto na última semana, mas devido à quantidade de reprises da MTV e à repercussão que ainda gera, não pude evitar.

Que a Legião Urbana é uma das maiores - senão a maior - banda de rock dos anos 80, todo mundo sabe. Não pela excelência de seus músicos, mas graças à poesia e à personalidade marcante do seu líder, Renato Russo.

Que o Wagner Moura é um do atores mais talentosos da sua geração, todo mundo sabe também. Figura quase onipresente no cinema, teatro, TV e propagandas, é o intérprete de personagens marcantes como o Capitão Nascimento do megasucesso "Tropa de Elite". 

Mas o que eu queria saber é quem achou mesmo que essa junção daria certo!?!?!

Substituir Renato Russo já é um ato ousado para qualquer cantor, quiçá para um ator que, pela primeira vez, não conseguiu convencer no papel. Ser vocalista de um banda "obscura" (como o próprio definiu) chamada Sua Mãe, não o qualifica para tal feito. O que se viu foi um espetáculo visceral mas, por inúmeras vezes, sofrível de assistir. E ouvir.

Longe de mim querer parecer um fã xiita da Legião Urbana - coisa que realmente não sou -, mas como admirador de uma banda que foi trilha sonora da minha adolescência e juventude, e amante de uma boa música, achei uma escolha totalmente equivocada. Apresentação melhor aconteceu no último Rock in Rio, com a participação da Orquestra Sinfônica Brasileira e vários cantores convidados. Sim, cantores. 

Talvez a única coisa que mereça elogio foi a escolha do repertório. Deu para matar a saudade de grandes canções, como "Andrea Dória" e "Fábrica", dentre outras.

No mais, não vejo sentido em comemorar o aniversário de algo que não existe mais. Alguém faz festa de aniversário para parentes mortos??? Só mesmo no México. Mas dos males, esse foi o menor.


6 comentários:

  1. pelo que estão falando ele deve ter cantado ruim
    mesmo

    ResponderExcluir
  2. É, realmente a participação dele deixou a desejar.


    http://futeblog-blogmaster.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. o que dá dinheiro e mais fama ainda é lembrado

    ResponderExcluir
  4. Verdade, concordo com o que vc disse. Eu assisti a apresentação , claro que não chega aos pés do Renato, mas eu achei até boa,

    ResponderExcluir
  5. O repertório sem dúvidas está ótimo! Sou super fã de Legião e ouso dizer que não tem uma música que eu não conheça. Mas não achei um equívoco esse tributo. De fato o Renato é insubstituível e a Legião Urbana não existe mais. Porém sempre vale relembrar as músicas, sejam nesses tributos ou mesmo apenas cantando no chuveiro mesmo, ao tomar banho. rs

    ResponderExcluir
  6. Parabens pelo blog.. show de bola!

    Entre no meu depois e se gostar clique em curti e deixe um comentario!

    Abraço,
    PREGUIÇA ALHEIA.
    ___________________________
    http://www.preguicaalheia.com.br

    ResponderExcluir