quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Quando havia reprovação


Eu estudava, tu estudavas, ele estudava. Hoje me dia, ninguém estuda, mas quase todo mundo passa. E muito disso por causa de um cômodo recurso pedagógico chamado dependência.

Na teoria, funciona assim: o aluno que ficar reprovado em até duas matérias, fará as mesmas no ano seguinte, assistindo às aulas em outro turno e cumprindo as tarefas que forem pedidas pelo professor, ou seja, as que ele não fez no tempo regular. Será que alguém acredita que isso funciona?!? E os alunos do turno da noite, que trabalham o dia inteiro??? Nem quando era aluno (vixi!) vi qualquer colega cumprir estas obrigações.

Na prática, o professor passa algum "trabalhinho" a pedido (sugestão) da direção para que o dependente obtenha êxito e a escola livre-se desse fardo. Afinal, temos que apresentar números favoráveis ao Governo, caso contrário, há algum problema na instituição. E adivinha quem paga o pago??? Os incompetentes e despreparados professores, é claro!

Lembro-me de que estudávamos para conseguir nota em todas as matérias; se faltasse uma, reprovação. O que pode parecer uma crueldade para as novas gerações, funcionava que era uma maravilha! Agora, o aluno elege as disciplinas que tem chance de passar, descartando as outras para o próximo período letivo. Vida fácil que reserva um futuro difícil.

E assim caminha a educação do nosso país.

6 comentários:

  1. Terrível mesmo, Fábio, e eu (professora) sofro muito bem a situação. O carrasquinho que representa a vida está bem empregadíssimo na charge: serão cobrados com juros esses descasos e resoluções estapafúrdias... Tapações de sol com a peneira... Beijos e sucesso no blog!

    ResponderExcluir
  2. vc tem toda a razão, hj em dia pelo menos em minha cidade " passar por conselho de classe , que se o aluna ficar em trêz matérias reprovado passa pense no futuro destes que estão passando assim e exite tbem faculdades pagas que passa qualquer um e assim vai a educação...

    parabéns pelo post

    ResponderExcluir
  3. No meu tempo também não era assim não... Tinha que passar em todas as matérias... Mas como vc disse, querem mesmo é se livrar do fardo... é o descaso com a educação...

    ResponderExcluir
  4. a recuperação erá realmente um saco e isso erá pior.

    ResponderExcluir
  5. Siiim meu, tá muito fraco.
    Nem os professores se formam com a intenção real de ensinar, passar conhecimento.
    tá tudo falindo :/

    to te seguindo, se puder segue de volta e comenta :D

    www.luliskd.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Antigamente a vida era outra. Agora a vida é outra tbm! Afinal de contas, o q foi q mudou?

    ResponderExcluir