quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Do lado de lá


Ouvi dizer que favela tá na moda. Depois de pacificação, implantação de UPP, turismo alternativo (leia-se passeio pela comunidade), hostels e teleférico no Complexo do Alemão, a curiosidade de quem mora "no asfalto" parece aguçada em conhecer a "realidade" da vida na favela. Já escutei até que é algo exótico. Ora, para mim, exótico é lhama e ornitorrinco. Favela não é zoológico!

Todos se dizem muito maravilhados com o que vem acontecendo nos morros do Rio de Janeiro, onde agora é possível entrar e sair a qualquer hora, mesmo que você não seja a Regina Casé nem um morador local. Mas quantos desses ilustres visitantes largariam o conforto de seus lares por uma casa na favela??? Nenhum!!! Se é tão bom, por que não vão para lá?!?

Isso tudo é mera hipocrisia. Luciano Huck é "amigo" do líder do Afroreggae e faz várias visitas às comunidades, mas não esquece de registrá-las para a audiência do seu programa. Caetano faz show na favela, e lá não volta nunca mais. Até mesmo os grupos de pagode que surgem na periferia, quando fazem sucesso têm como primeira providência comprar um imóvel em um bairro "chique", ou seja, bem longe de suas origens. E só retornam para fazer umas comprinhas...

Nada contra esse "intercâmbio cultural". Todos devem ter o direito de ir e vir, subir e descer o morro; mas que não o façam com a admiração e curiosidade de quem encontra espécies raras ou em extinção. É uma realidade muito próxima e que não deveria causar tanta admiração não fosse esse abismo que nos separa. No fim do dia, ou melhor, do expediente, é mesmo cada um para o seu lado. E a vida segue.

3 comentários:

  1. É que brasileiro tem mania de pensar que ser pobre é bom. O importante é ser feliz.

    Assim o governo pode ficar continuar roubando. Enquanto esmolas são dadas durantes o ano. Pobre virou objeto de estudo, mas ninguém faz nada para ser a matéria principal.

    ResponderExcluir
  2. A curiosidade está de fato aguçando os corações e mentes. Isso prova que as pessoas quando querem, conseguem fazer de seu espaço, um lugar melhor para se viver.

    http://duo-postal.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Obrigada pela visita :)
    Volte sempre que quiser

    Não terá só música, terá um monte de coisas, vai q vc curte ^^
    Abraços
    http://suinguken.blogspot.com/

    ResponderExcluir